1ª) A empresa canadense Hardsuit lançou seu mais novo submarino,
encomendado pela Marinha norte-americana. Trata-se do Hardsuit 2000, um pequeno
submarino de resgate de 700 Kg, movido por duas hélices laterais. Quatro pedais
dão ao piloto total controle, permitindo inclusive que ele gire no próprio eixo
ou mesmo faça piruetas. Mas o grande destaque do novo submarino é a
profundidade de 2.000 pés (609 m) que ele atinge, quase 800 pés a mais do que
seu antecessor. Embora especificado para essa profundidade, em testes o modelo
chegou a atingir 3.000 pés (914 m). O Hardsuit 2000 é um submarino de uma
atmosfera, o que significa que o piloto respira o ar atmosférico, eliminando
problemas de descompressão. Sua autonomia é de 8 h. Novos sistemas mecânicos
dão aos braços maior amplitude de movimentos. O Hardsuit 2000 deverá estar
disponível tb em modelos civis. (www.qued.com.br/25/09/2008: Acesso em
26/05/2011). O trecho acima caraceriza os avanços da ciência especialmente as
inovações tecnológicas frutos do conhecimento científico elaborado pelo homem
no século XXI. Com base neste pequeno texto analise as seguintes considerações:
I. O conhecimento se consolida no contexto da existência humana. É uma
ferramenta que possibilita a amplitude da evolução do homem.
II) O conhecimento científico, é transmitido por intermédio de
treinamento apropriado, sendo um conhecimento obtido de modo racional,
conduzido por meio de procedimentos científicos.
III) O conhecimento científico explica a origem e as causas dos
fenômenos, na tentativa de evidenciar os fatos que estão correlacionados, em
uma visão mais ampla do que a relacionada com um simples fato ou uma cultura.
IV) O conhecimento vulgar ou
popular, do camponês, transmitindo de geração para geração por meio da educação
informal e baseado na experiência pessoal e no conhecimento científico sobre a
composição do solo, das causas do desenvolvimento de plantas, da natureza das
pragas, do ciclo reprodutivo dos insetos.
V) Ao longo da modernidade,
particularmente, a partir do século XIX, foram se constituindo as Ciências
Humanas, com a pretensão de se configurar de acordo com os mesmos parâmetros
das ciências naturais. Com base nas análises sobre a produção do conhecimento
historicamente construído aponte as assertivas (as) correta (s):
I, II e V
I, IV e V
I, II, III e V (correto)
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
2ª) Neste trecho “O presente artigo trata da formação de professores de
Educação Infantil, no contexto de suas construções identitárias como docente, e
as implicações dessas construções marcadamente permeadas por ações subjetivas,
na revelação do ser, do pensar e do fazer, na prática pedagógica desenvolvida
em sala de aula. A intenção nesse estudo é trazer elementos teóricos que possam
traduzir e somar conhecimentos relacionados à formação do professor que atua na
educação da criança, para uma maior compreensão sobre a sua trajetória
profissional, que se delineia cotidianamente no exercício da prática docente.
Traz como objetivos, estudar e conhecer o processo de construção da identidade
e o aspecto subjetivo da profissionalidade que constitui o perfil do educador
da infância” fica evidente que se trata de um artigo científico. Observa-se que
o artigo científico é um trabalho com características próprias. Ao analisar a
sua estrutura é correto dizer:
I. O artigo deve ter capa e folha de rosto. O título deve ser definido
da forma mais clara e concisa possível. Inicia na primeira página, é
centralizado e escrito em corpo 14, negritado.
II) Um artigo científico deve ter redação clara, precisa e concisa dos
dados ou idéias, com objetividade na delimitação do problema e objetivos
definidos sem perder de vista os requisitos técnicos do veículo de divulgação a
utilizar (revistas, livros, etc.).
III) O artigo científico tem como objetivo divulgar a produção dos
estudiosos das diversas áreas do conhecimento. Cada área tem suas
características próprias, que irão refletir-se na redação do artigo
IV) O artigo é um trabalho sucinto que pode ser original, quando
apresenta temas como resultado de pesquisas do autor, e de revisão
(bibliográfica), é o caso quando o autor resume, analisa criticamente, discute
ou gera novas informações com base em informações já publicadas.
V) No artigo científico o texto deve ser tão curto quanto possível, por
razões de ordem econômica (custo da publicação), de ordem prática (artigos
longos são de leitura difícil e estafante), de ordem lógica e ética (um
trabalho científico não deve conter mais do que o texto suficiente para
comunicar a informação que o autor tem a transmitir). Com base nas análises das
considerações acima aponte as assertivas (as) correta (s):
I, II e V
III, IV e V
II, III, IV e V (correto)
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
3ª) “Teixeira et al. (2007) define o lúdico como uma palavra procedente
do latim ludus, que significa brincar. Neste brincar estão incluídos os jogos,
brinquedos e divertimentos e é relativa também à conduta daquele que joga, que
brinca e que se diverte. Por sua vez, a função educativa do jogo oportuniza a
aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo.
Por sua vez, Lima (2004, p. 02) define que a palavra lúdico é o mesmo que
ludique, proveniente de ludere que significa ilusão. É um adjetivo que
classifica jogos, brincadeiras e afins”. Este trecho evidencia um tipo de
pesquisa. Nesse sentido analise as questões abaixo:
I) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois a pesquisa bibliográfica
cobre uma imensa gama de fenômenos imensa, o que oferece grande vantagem ao
pesquisador, que é fundamental no caso de uma grande demanda de dados ou da
complexidade do tema, para solucionar o seu problema de pesquisa.
II) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica quantitativa, já que foi
feito um levantamentos de dados publicados em forma de livros, revistas,
publicações avulsas e imprensa escrita. Cuja finalidade foi colocar o
pesquisador em contato direto com tudo que foi escrito sobre determinado
assunto, com o objetivo de permitir o reforço paralelo na análise de suas
pesquisas ou manipulação e mensuração de suas informações.
III) Trata-se de uma pesquisa
bibliográfica experimental, já que a pesquisa experimental é perfeitamente
adequada às Ciências Humanas e tem como objetivo principal investigar as
possíveis relações entre determinados grupos, em comparações com outros grupos
que não estão no contexto da investigação.
IV) Trata-se de uma pesquisa bibliográfica não experimental, pois neste
tipo de pesquisa as variáveis não são passíveis de manipulação, o pesquisador
deverá trabalhar com as mesmas da forma como se apresentam na sua natureza.
Trabalha-se com fatos e fenômenos que já existem.
V) Trata-se de uma pesquisa não experimental qualitativa considerando
que existe a preocupação em analisar e interpretar os aspectos mais profundos,
detalhando e descrevendo a complexidade do comportamento humano, além de
possibilitar também diferenciar ou examinar situações que já estão postas.
Tendo em vista as considerações sobe os objetivos, assinale as assertivas (as)
correta (s):
I, II e V
I, IV e V (correto)
I, II, III e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
4ª) Ainda tomando como exemplo o seguinte trabalho científico:
“Sabendo-se da importância do desenho como ferramenta indispensável no processo
ensino-aprendizagem da criança, e de como ele privilegia momentos lúdicos e de
desenvolvimento da expressividade infantil, e que foi possível à realização do
presente estudo. Desse modo, os objetivos deste estudo, delineiam-se, a partir
de reflexões em torno das contribuições do desenho no processo ensino-aprendizagem
na Educação Infantil, quais sejam: • Compreender as contribuições do desenho
para a expressividade infantil. • Analisar a importância do desenho nas salas
de Educação Infantil. • Caracterizar as várias etapas do grafismo infantil
(etapa da garatuja, etapa pré- esquemática, etapa esquemática). • Evidenciar o
papel do professor na organização de um planejamento e de uma sala de aula que
privilegie o desenvolvimento do desenho infantil assim como a expressividade
das crianças. O exemplo deixa claro os objetivos de uma pesquisa. Analise
criteriosamente as afirmações abaixo:
I) O objetivo é a diretriz, o elemento que dá a direção ao trabalho. O
objetivo do projeto deve refletir sua finalidade, ou seja, o que se pretende
alcançar com sua realização. Os objetivos podem ser gerais ou específicos, sua
elaboração depende do tipo de pesquisa e devem ser delineados tendo em vista o
problema que se quer resolver.
II) O enunciado do objetivo geralmente começa com um verbo expresso na
terceira pessoa que indique uma ação passível de mensuração ou observação. O
objetivo geralmente está relacionado ao que se pretende buscar na pesquisa,
portanto é necessária cautela ao defini-los considerando que a falta de clareza
pode comprometer toda a pesquisa.
III) Pode ser descrito em tempos
quantitativos e qualitativos. É dimensionado e expresso em forma de metas
explícitas, precisas e verificáveis. Deve estar coerente com todos os elementos
do projeto. O objetivo significa o direcionamento que se quer dar na pesquisa
tendo em vista o problema que se quer resolver.
IV) O objetivo define onde o pesquisador “quer chegar” com seu trabalho
de pesquisa. Podem ser objetivos gerais e objetivos específicos. Utiliza-se
geralmente o verbo no infinitivo, que caracteriza a meta desejada e que se
pretende cumprir para alcançar os resultados.
V) O objetivo é o mesmo que meta, pois pode ser considerado como etapa
necessária á obtenção de resultados, as quais, em sua somatória, levarão à
execução da pesquisa. Pode-se delinear a meta utilizando também o verbo no
infinitivo.
I, II e III
I, III e IV (correto)
I, II, III e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
5ª) Da Antiguidade, até aos nossos dias, um camponês mesmo iletrado e/ou
desprovido de outros conhecimentos, contava apenas com o conhecimento popular,
pois sabia o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade da
utilização de adubos, as providências a serem tomadas para a defesa das
plantações de ervas daninhas e pragas e o tipo de solo adequado para as
diferentes culturas. As experiências o levavam a ter conhecimento de que o
cultivo do mesmo tipo, todos os anos, no mesmo local, enfraquece o solo. Já no
período feudal, o sistema de cultivo era em faixas: duas cultivadas e uma
terceira em “repouso”, alternando-as de ano para ano, nunca cultivando a mesma
planta, dois anos seguidos, numa única faixa. A Revolução Agrícola na segunda
metade do século XVII, aderiu a cultura do nabo e do trevo, pois seu plantio
evitava o desperdício de deixar a terra em repouso: seu cultivo “revitalizava”
o solo permitindo o uso constante. Hoje, a agricultura conta com a prática das
pesquisas que possibilitam os estudos de sementes selecionadas, de adubos
químicos, de defensivos contra as pragas e tenta-se, até, o controle biológico
dos insetos daninhos. O texto acima evidencia a construção histórica do
conhecimento, do popular ao científico. Complementando esse pensamento, reflita
sobre as seguintes afirmações:
I. A atividade de ensinar a aprender está intimamente vinculada ao
processo de construção de conhecimento, pois ensinar e aprender significa
conhecer, o que implica construir o objeto de pesquisa, ou seja, a observação e
a verificação por meio de estudos possibilitam produzir conhecimento.
II) O conhecimento deve ser
adquirido não mais através de seus produtos, mas de seus processos. O
conhecimento deve se dar mediante a construção dos objetos a se conhecer que
são evidenciados pela experiência e validação das hipóteses cientificamente
testadas.
III) O conhecimento deve ser construído através da contemplação do
pesquisador, com constantes observações sobre os fenômenos, em que ocorrem
naturalmente os resultados daquilo que se busca, sejam os objetivos definidos
ou não.
IV) Atualmente a construção do
conhecimento se dá por meio de ações cientificamente dinâmicas, desafiadoras e
tecnológicas, para acompanhar a complexidade do mundo atual, de modo a alcançar
patamares de excelência nas investigações que realmente estejam condizentes com
os problemas do homem e da sociedade hoje.
V) No que se refere a construção do conhecimento, a universidade é o
único espaço adequado, cujo núcleo ativo na produção científica, impõe-se por
uma prática pedagógica condizente para direcionar os projetos de pesquisa,
contribuindo com o avanço do conhecimento científico. Levando em consideração
as afirmações sobre a produção de um conhecimento assinale as assertivas (as)
correta (s):
I, II e V
I, II e IV
Correto)
I, II, III e V
I, II, IV e V
Nenhuma das Alternativas
6ª) “O presente estudo é composto por três capítulos, que são os
seguintes: No
primeiro capítulo, denominado A Criança e o Desenho realizou-se um
resgate sobre a construção do ser criança e como a criança vem sendo concebida
durante o passar do tempo; a história do desenho seus conceitos e definições; o
desenho infantil com suas características próprias do ser criança; o desenho
como uma das formas de expressividade infantil e o impulso criativo que se
manifesta na criança fazendo com que ela use sua imaginação e sue lúdico para
criar e transformar as coisas ao seu redor. O segundo capítulo, apresenta-se
detalhadamente o desenvolvimento do grafismo infantil, por meio das etapas
evolutivas do desenho infantil que são elas: etapa da garatuja (2 a 4 anos),
podendo se dividir em garatuja desordenada, garatuja controlada e garatuja
intencional; etapa pré-esquemática (4 a 5 anos) e etapa esquemática (5 a 6
anos). O segundo capítulo também aborda o professor como principal propiciador
de um espaço agradável para o desenvolvimento da expressividade na educação
infantil. Precisamente no terceiro capítulo, estão descritos os procedimentos
metodológicos utilizados na realização da pesquisa de caso.”. O trecho acima
traz elementos específicos de um trabalho científico. Observe as
características do texto e considere:
I. No caso do artigo, o texto é dividido em capítulos, com resumo em
português com no máximo 250 palavras, contendo o objetivo, metodologia e
principais resultados. É justificado, sem parágrafos (texto corrido).
II) O nome do autor ou autores
devem ser escritos duas linhas abaixo do título, alinhado(s) à direita,
negritado(s). Em nota de rodapé, devem ser colocados os credenciais do autor
(especialmente dados que tenham a ver com o assunto do artigo) e seu endereço
de contato.
III) O texto se divide em
Introdução, Desenvolvimento e Conclusão (Considerações). Os títulos devem ser
centralizados, em corpo 14 e negritados. A Introdução e a Conclusão constituem
títulos. Já o desenvolvimento deve receber títulos/subtítulos conforme o tipo
de estudo, da mesma forma que os vários tipos de monografia.
IV) A redação científica no caso
do artigo é diferenciada, basicamente é utilizado um estilo chamado
técnico-científico, diferente dos utilizados em outros tipos de elaborações.
Requer uma redação especificamente elaborada o que exige do autor um elevado
conhecimento sobre o que irá escrever e uma leitura apurada do material a ser
pesquisado.
V) Um artigo geralmente é escrito
para ser publicado, o que, no entanto, nem sempre ocorre, pois depende da
qualidade do artigo, da orientação do conselho editorial /científico do
veículo, entre outros fatores. Com base nas análises sobre a produção do
conhecimento historicamente construído aponte as assertivas (as) correta (s):
I, II e V
I, IV e V
I, II, III e V
II,III, IV e V
Correto)
Todas as alternativas estão incorretas
7ª) “Nesta quarta-feira, o Ministério das Finanças japonês anunciou uma
queda da balança comercial do país em abril, ainda em consequência do terremoto
seguido de tsunami que devastou a costa nordeste no dia 11 de março. Os efeitos
do desastre dificultam a vida dos setores exportadores, sobretudo a indústria
automobilística e eletrônica. A balança comercial japonesa encerrou o mês de
abril com um saldo negativo de 463,7 bilhões de ienes (5,622 bilhões de
dólares). Já as exportações da terceira potência econômica mundial caíram 12,5%
no cálculo interanual, no mais brutal retrocesso desde outubro de 2009”.
(REVISTA VEJA, Maio/2011). As informações estatísticas caracterizam uma
pesquisa quanto a sua tipologia. Assim, vejamos as considerações:
I. A pesquisa experimental não é
passível de ser quantificada, mensurada. O seu próprio objeto funciona como
fonte de observação e manipulação experimental na perspectiva da pesquisa
quantitativa. Não é possível a verificação em laboratório.
II) A pesquisa exploratória inviabiliza o desenvolvimento de estudos
inéditos e interessantes, sobre um determinado tema. Pois a referida pesquisa
só possibilita uma maior familiaridade com o problema, e o explicita de forma
mais ampla.
III) A pesquisa descritiva não
pode ser utilizada no caso de levantamento de dados, o que se usa geralmente
por pesquisadores das áreas de ciências humanas e sociais, em situações de
atuação prática.
IV) A pesquisa explicativa não se utiliza de registros, analises e
interpretações dos fenômenos estudados, mas preocupa-se com a identificação dos
fatores determinantes que influenciam na ocorrência dos fenômenos, busca suas
causas.
V) No método quantitativo, os pesquisadores não se utilizam de amostras
amplas e de informações numéricas em coletas estruturadas. Não é possível
seguir um rigorosamente um plano previamente estabelecido, com base em
hipóteses claras e variáveis definidas. Mediante a análise das afirmações
assinale as assertivas (as) correta (s):
I, II e V
I, IV e V
I, II, III e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas (Correto)
8ª) No trecho “O Presente estudo tem por finalidade trazer discussões a
respeito do grafismo infantil, de maneira a ampliar a compreensão e a visão dos
educadores que atuam na área da Educação Infantil. Pretende-se mostrar o ato de
desenhar como uma das maneiras que a criança utiliza para se expressar,
comunicar e compreender o mundo em que está inserida” fica evidente uma das
partes que compõem um trabalho científico que é a introdução. Assim, ao
considerar outros elementos importantes neste tipo de trabalho, analise as
afirmações abaixo:
I) A formulação do problema é um
passo importante em um projeto de pesquisa. Depois de definido o tema,
procura-se levantar uma questão para ser respondida através de uma hipótese,
que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa.
II) A justificativa, são argumentações que irão convencer de que o
trabalho de pesquisa deve ser efetivado. Embasado no tema escolhido pelo
pesquisador e na hipótese levantada enfatiza-se a necessidade de comprovação do
tema a ser trabalhado.
III) O objetivo pressupõe o resultado total final que o projeto visa
diretamente produzir. Ele deve, portanto, abranger os resultados e a situação
esperada ao final da execução do projeto. Deve ser apresentada na pesquisa com
precisão, clareza e sem ambigüidades.
IV) Na apresentação formal de um trabalho científico, os anexos são
parte importante e obrigatória, pois inclui documentos necessários à
compreensão do leitor, além de informar dados indispensáveis sobre a pesquisa.
V) As referências (ou listagem) dos documentos consultados para a
elaboração do projeto não é um item obrigatório na apresentação de um trabalho
científico. Os documentos e demais fontes de informação consultada no
levantamento de literatura podem ser listados por meio de nota de rodapé ou no
corpo do texto.
I, III e IV
I, II e III (correto)
I, II, III e V
I, II, IV e V
Todas as alternativas estão incorretas
9ª) A compreensão sobre o que é Ciência, conhecimento científico e
produção do conhecimento é importante, para subsidiar os estudos sobre
pesquisa. Não é possível fazer pesquisa sem conhecer mesmo em linhas gerais
tais elementos que constituem o processo de pesquisar, do aprender a pensar em
pesquisa. No entanto na visão de alguns autores os conceitos mais comuns sobre
ciência, são considerados incompletos, pois é preciso considerar o contexto
histórico e as condições para definir ciência. Com base nesse pressuposto
analise as afirmações abaixo:
I) As descobertas feitas e
comprovadas pelo homem caracterizam a ciência como um conjunto de conhecimentos
racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e
verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza.
II) As experiências científicas
são um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático
conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação. É uma
forma sistematicamente organizada de pensamento objetivo.
III) A ciência é um conhecimento objetivo e organizado provado
cientificamente, pelos estudiosos ao longo da história. Tais conhecimentos
consistem em percepções, experiências, fatos certos e seguros. O homem seria um
ser natural como todos os demais, submisso às mesmas leis de regularidade,
acessível, portanto aos procedimentos de observação, experimentação e
mensuração
IV) As descobertas científicas são produto da genialidade humana,
verificada após anos de experiências repassadas de geração a geração. São
saberes populares construídos através da intuição e contemplação de estudiosos.
V) Com o sucesso do conhecimento científico para explicação dos
fenômenos naturais (astrônomos, físicos, biológicos) e em decorrência dos seus
pressupostos filosóficos, a ciência passou a encarar também o homem como objeto
de seu conhecimento, a ser abordado da mesma forma que os outros fenômenos
naturais.
II, III e IV
II, III, IV e V
I, II e III
Todas as respostas estão incorretas
I, II, III e V
(correto)
10ª) A última seção de um texto refere-se as “Referências
Bibliográficas” na qual se apresentam as obras consultadas para a realização da
pesquisa e que são citadas no documento final. Conforme exemplo: Referências
Bibliográficas FERREIRO, Andreza Belota Lopes. O processo de construção da
linguagem escrita pela criança, com base nas pesquisas de Emília Ferreiro. 2004
[citado em 16 novembro de 2010] Disponível em URL:
www.aprendizagemsignificativa.com.br MELO, Sônia. Leitura: instrumento de
formação e emancipação humana. Revista da Fapese, v. 5, n. 1, p. 27-36,
jan./jun. 2009 [citado em 23 de outubro de 2010] TELMA WEIZ. Um novo olhar
sobre a aprendizagem. In: WEIZ, Telma O diálogo entre o ensino e a
aprendizagem. São Paulo: Ática, 2003. Tomando como base o exemplo, analise as
considerações que tratam das Referências Bibliográficas de um trabalho
científico:
I Ao elaborar as referências bibliográficas é preciso observar que são
regidas por normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas
– ABNT, desde 1970, e que devem ser rigorosamente obedecidas.
II) O objetivo das referências bibliográficas é apresentar ao leitor as
obras e os autores que serviram de base para a elaboração do mesmo. Oferece
também uma ideia geral da documentação consultada e possibilitam ao leitor
aprofundar o tema, mediante consulta pessoal às fontes originais.
III) O objetivo das referências
bibliográficas é demonstrar ao leitor a quantidade de obras que constam no
trabalho, pois a apreciação se tornará mais valiosa, considerando um número
significativo de leitura.
IV) As referências bibliográficas são dispensadas no caso de um projeto
de pesquisa. A listagem de obras consultadas será apresentada no término da
pesquisa. No projeto basicamente as obras são apresentadas no corpo do texto
para fundamentação do trabalho.
V) As referências bibliográficas
ou bibliografia referem-se a listagem das obras consultadas mencionadas no
corpo do trabalho. Podem ser documentos, livros, revistas, periódicos,
documentos digitais, sites da Internet. Com base nas análises sobre a produção
do conhecimento historicamente construído aponte as assertivas (as) correta
(s):
I, II e V
(correto)
I, II e IV
I, II, III e V
II,III, IV e V
Comentários
Postar um comentário