Pular para o conteúdo principal

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO


IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
DEUS E SUA HISTÓRICA MANEIRA DE SE COMUNICAR
           A comunicação não é feita apenas por meio da língua. Existe varias maneiras de se comunicar como a comunicação verbal e a não verbal. Comunicamos-nos através dos gestos, dos sinais, das roupas, do tom da voz, das buzinas, das luzes, são muitas as variáveis da comunicação. Neste artigo, observaremos as formas e os meios como Deus se comunicou com os homens através dos tempos.

          Comunicar é expressar sentimentos e compartilhar ideias com transparências, honestidade e clareza.  Deus Criou o homem a sua imagem e semelhança  (Gn 1. 26-27) e colocou o homem no jardim do Éden para o lavrar e guardar (Gn 2.15) Agora nasce a necessidade de se comunicar com os homens.

DEUS SE COMUNICA COM OS HOMENS

          Pela primeira vez Deus após ter criado o homem ele se comunica com Adão (Gn 1.28). Usando o código vergal meio de comunicação através das palavras Deus apresenta A terra como fonte de sobrevivência para a humanidade como também apresenta a adão o que chamamos de Reino animal, reino vegetal e o reino mineral. (Gn 1 .29-30)
          Começa no jardim do éden a história da comunicação de Deus com os homens, que a princípio, Deus usa apenas os meios verbais, muito embora se evidencie nesta passagem o uso da comunicação através dos sentidos como: Audição e visão.
          Através dos tempos Deus usa diversos códigos de comunicação para expressar a sua vontade para com o seu povo vejamos alguns desses códigos: A fala, (Gn.1.28) um animal ( Nm. 22. 27-28) a Escrita ( Dn. 5.5)  uma sarça ardente (Ex.3.2) através das circunstancias (At. 16 -8) pela convicção interior (Jo 16.14) através dos profetas (Jr 23.37) pelo seu filho Jesus Cristo (Hb 1.1 - 3) Deus se comunicou com os pais de diversas maneiras e diversas formas.

DEUS E A SUA COMUNICAÇÃO NAS DISPENSAÇÕES
          As dispensações são períodos de tempo usados por Deus para falar com os homens e se manifestar para eles. São sete as dispensações são elas: Inocência. Consciência, governo humano, patriarcal ou promessas, lei, graça e milênio.  Em todos estes períodos Deus usou a comunicação verbal e não verbal pra falar com a humanidade. Vejamos: A comunicação não verbal embora apareça economicamente nas duas primeiras dispensações é a partir da terceira dispensação que ela se acentua e se torna mais presente na vida das sociedades.

DISPENSAÇÃO DA INOCENCIA
          Período em que o homem viveu no jardim do éden sem nenhum contato com, o pecado. Esta dispensação começa na criação do homem e termina quando o homem cai. Porque se chama Dispensação da inocência? Por que neste tempo o homem vivia num estado total de inocência sem cometer pecado algum o homem não tinha conhecimento do mal, dos desejos ruins, não havia no coração do homem nenhuma malicia, ou seja, o homem viva totalmente isento do pecado Gn. 2: 16 e 17. O homem vivia uma vida de pureza. Comungava da presença divina diariamente esse período durou Da criação do homem até a sua queda. Nesse período Deus se comunica diretamente com o homem E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.  E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. (Gênesis 1:28-30) A comunicação entre o homem e Deus era livre e sem nenhum empecilho.
          Na Dispensação da inocência foi dada ao homem a responsabilidade obedecer a Deus e não comer da árvore do conhecimento e do mal e guardar o Éden  E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. Gênesis 2:15-17. II Co. 11: 2,3 A expressão “E ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo...” revela a comunicação verbal de Deus com a primeira família da terra.
          O Fracasso de Adão no Éden - Adão não obedeceu a ordem divina e falhou em não guardar o Éden conforme a orientação que havia recebido do Senhor e ainda ouviu a serpente comeu da árvore do bem e do mal que Deus havia dito para não comer e pecou. Gn. 3: 1 – 7 IPe. 5:8 As consequências dos seus atos não foram boas.
          Consequências da desobediência na dispensação da inocência– Gn. 3: 8 – 22 Deus ordena que a morte seria o seu juízo por causa do pecado da desobediência de Adão. O homem ganhou direito de morrer duas vezes: A morte espiritual e a morte física I Co. 15:45 -57 Agora o homem inaugura um novo período na vida dos homens que é o período da consciência
           Percebemos que nessa dispensação a comunicação era feita de uma forma verbal onde as pessoas se comunicavam em uma só língua e de uma forma compreensível a todos.
DISPENSAÇÃO DA CONSCIÊNCIA   
          Depois de o homem ter pecado começou a Dispensarão da consciência. Um período de tempo aproximadamente de 1.656 anos onde o homem viveu e tinha plena   consciência do certo e do errado, do bem e do mal Gn. 4:7 herdada da desobediência.

          Tempo da Dispensação da consciência – da queda do homem até o Dilúvio. Nesse período a comunicação ganha outras formas alem da comunicação verbal, o homem passa a oferecer sacrifícios a Deus GN. 3. 4-5 A comunicação não verbal caso Deus se agradasse do sacrifício o homem seria aceito. Também podemos vê nessa passagem a comunicação gestual outra forma de se comunicar a chamada comunicação não verbal quando a oferta de Caim não foi aceita o tento diz que seu semblante decaiu GN. 4. 5
          A Responsabilidade do tempo da consciência- obedecer e oferecer sacrifício derramando sangue para perdão do pecado Hb. 9: 22; Gn. 4: 1 – 5 mais uma vez vemos que oferecer sacrifício era uma forma de se comunicar com o Deus dos céus.
          Fracasso do Tempo da consciência - A corrupção do homem. Achamos que a corrupção começou no lugar mais imundo do mundo, mas a corrupção começou no culto no momento de oferecer sacrifício a Deus Caim se corrompeu  Gn. 4: 5 – 24. I JOÂO 3: 11,12 o dialogo (o canal da comunicação) entre Deus (o emissor) e Caim o receptor se estende como orientação para que Caim não desse ligar a ira.
          Consequências no tempo da consciência - A corrupção o crime a violência foram tanta que Deus não teve outro jeito senão destruir o homem. NO DILUVIO – Gn. 6: 7. Jd. 11-13
          A arca um meio de comunicação com os homens – enquanto Noé obedecia a ordem de Deus para a construção da arca A sociedade da época não entendia a comunicação não verbal com a construção daquela enorme embarcação. Era uma embarcação com medidas gigantescas para os moldes daqueles dias. A população dos dias de Noé observava a fabricação manual da arca e não acreditava que a terra será destruída com água. Embora a família de Noé verbalizar-se a vinda de uma catástrofe a construção da arca comunicava que algo estaria para acontecer. Deus comunicou com aquela sociedade verbal e não verbal e eles não entenderam a mensagem anunciada. E foram sucumbidos nas águas do dilúvio.
DISPENSAÇÃO DO GOVERNO HUMANO
          O tempo da dispensação do governo humano – Do dilúvio até a Torre de Babel. Nessa dispensação a comunicação continua em pleno desenvolvimento. Deus continua falando com os homens e os homens continua falando com Deus e comunicando-se através dos sacrifícios.
          Responsabilidade do Governo humano – Era espalhar – se por toda a Terra, o homem tinha que encher toda a Terra e não derramar o sangue do homem feito a imagem e semelhança de Deus Gn. 9: 6 e 7. Gn 1: 28; Mc. 16.15 A sociedade dessa época se comunicava em uma só língua, mas eles foram egoístas e queriam se comunicar com as sociedades futuras através da construção de  uma torre que marcasse a historia de suas existência. A existência da comunicação não verbal de Deus através de um arco fez com que aquela sociedade decidisse também a se comunicar com as gerações futuras através de uma torre que marcaria a sua existência para sempre e escreveria seus nomes na historia da comunicação E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Gênesis 11:4
Consequências do Governo humano – as consequências foram desastrosas eles Desobedeceram, a Deus  ao construir a Torre e se rebelarem contra as ordens de Deus Gn. 11: 1 – 4. Is. 14: 13,14
DISPENSAÇÃOS DA PROMESSA
          Esta dispensação se inicia quando Deus chama um homem, Abraão, dentre os descendentes dispersos dos construtores da torre de Babel, com o qual Ele firma uma aliança. o doutor Scofield, um comentarista bíblico “algumas das promessas feitas por deus a Abraão e a sua descendência eram incondicionais e por graça, e têm sido, ou ainda serão, cumpridas literalmente. Outras promessas tinham por condição a fidelidade e a obediência dos israelitas.” Como é admitido que cada dispensação termine em juízo como prova do fracasso do homem, não foi diferente nesta. Cada uma dessas condições foi violada e resultou no completo fracasso de Israel, terminando com o juízo da opressão egípcia.
          Tempo da Dispensação da Promessa – Vai de Abraão até a Lei no Monte Sinai. Essa dispensação dura aproximadamente 430 anos também podia chamar da dispensação da família Gn. 12: 1 – 3 e 7. Nesta dispensação vemos acentuadamente a comunicação verbal e não verbal quando Deus chama Abrão e manda que ele olhe para os céus e conte as estrelas. Sendo respondido que eram muitas e não podiam ser contadas lhe é dito por Deus que assim seria a sua descendência
          As Responsabilidades da Dispensação da Promessa era Obediência já que Deus falava que ele Abrão deveria Sair da terra e do meio da sua parentela e ir para o lugar que Deus iria mostrar Gn. 15: 1 – 6; Gl.1:15,16 A comunicação verbal de Deus aparece na ordem: “Sai da tua terra e do meio da tua parentela...” Abrão obedeceu a voz de Deus e habitou na terra de Canaã com Sarai e Ló E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã Gênesis 12:5
          Consequências do Tempo da Dispensação da Promessa – Desceram ao Egito Gn. 46: 6. Is. 30: 1,2 Para Olson os 400 anos de escravidão do Egito não devem ser considerados como castigo, mas sim como um período de desenvolvimento da nação, o que implica necessariamente que a Dispensação Patriarcal não revelou o fracasso do homem.
          Juízo no Tempo da Dispensação da Promessa – Escravidão Ex. 1: 8- 14. João 8: 31-36 embora pareça uma juízo a ida do povo para o Egito não podemos considerar o mesmo como juízo já que a descendência de Abrão viveu em uma época em que os grandes se apossavam dos menores e os tornavam escravos. Deus cuida dos descendentes de Abrão os levando para viverem sob a proteção do rei do Egito.

DISPENSAÇÃO DA LEI
          Esta dispensação tem um período de tempo q dura da Lei Do Monte Sinai até Cristo. Romanos 10: 4; Gálatas  3:24 Nesta dispensação todos os habitantes da terra tinha a Responsabilidade de guardar a Lei  Êxodo. 19: 8; Romano 7:7-25, mas houve  Fracassos e a humanidade  Violaram a Lei nunca a cumpriram  e rejeitaram a Cristo  Mateus 27: 23; Romanos 13:8-10 nesse fracasso o homem foi condenado a viver em dispersão pelo mundo Apocalipse. 11.1 -2; Lucas. 21: 24. Jeremias 46:27,28 logo depois dessa veio a dispensação da graça.
DISPENSAÇÃO DA GRAÇA
          Esta dispensação começa com o nascimento do Cristo e dura até o dia da sua volta I tessalonicenses 4: 13-18 II Pedro. 3:1-10  nesta dispensação o homem necessita Receber a Cristo pela fé e andar em Espírito. Romanos. 8; João 3: 16 – 18; Efésios 2: 8 - 9; Romanos 10: 8 -13 neste período da Dispensação da Graça alguns homens Rejeitarão  a Cristo Lucas c 23: 13-24; Mateus. 27:11-26; João 5: 40; Romanos 1:16-32 trazendo condenação para a sua própria vida.Aos desobedientes virá sobre ele o juízo de Deus. Mateus. 25: 1-13- 31- 46; Apocalipse. 6: 17. 
DISPENSAÇÃO DO MILÊNIO
          Esse período durará Da volta de Cristo até o Milênio. Esse será um tempo que Deus reservou para sua exclusiva autoridade. Nesse tempo os homens serão chamados para Adorar a Cristo – Apocalipse. 7: 9 – 12; Apocalipse. 15: 1 – 4.esse período será marcado pelo governo terreno de Cristo que será o grande marco dessa época.
CONCLUSÃO
          A comunicação de Deus sempre foi importante e será em todos os períodos ou dispensações. O eterno Deus em nenhum momento da história deixou de se comunicar com a humanidade. Seu desejo é que essa comunicação entre ele e nós seja livre e de fácil compreensão. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOVO PROJETO

  Estamos abrindo uma nova igreja em PE. Buscamos doações para compra de um som para igreja. essa doações pode ser em dinheiro ou: mesa de som, microfones, amplificadores, caixa de som, equalizadores.    https://www.youtube.com/watch?v=5g-govkxcM0 Agradecemos sua doação.     Ajude comprar um aparelho de som para igreja evangélica ID da vaquinha: 1888939 contato: Prroilton@hotmail.com ou (81) 9 84846457  WhatsApp ID da vaquinha: 1888939   

GESTÃO DE CARREIRA

  1ª) Através da afirmação, assinale a alternativa correta: “Há sintomas que indicam uma escolha malfeita que acabam refletindo em distúrbios emocionais, são eles os mais comuns: I. Estresse; II. Ansiedade; III. Baixa autoestima; IV. Melhora na memória e V. Alto desempenho   Opção I, II e IV estão corretas. Opção IV e II estão incorretas. Todas as opções estão incorretas Opção I, III e V estão corretas. Opção IV e V estão incorretas.   ( Correto)   2ª) Muitas empresas nacionais usam a análise SWOT para sua gestão e planejamento estratégico. Sendo assim, a sigla SWOT, respectivamente, significa:   Vantagens, desvantagens, riscos e segurança. Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. (correto) Técnicas, procedimentos, metodologias e testes. Perigos, soluções, forças e fraquezas. Riscos, segurança, perigos e soluções.   3ª) O que consiste o termo millennials?   Termo usa