Pular para o conteúdo principal

JESUS CAMINHA POR CIMA DO MAR


JESUS CAMINHA POR CIMA DO MAR

Sumário

INTRODUÇÃO 
ELE NÃO ESTAVA ALHEIO AO SEU SOFRIMENTO
ELE É O TODO PODEROSO
NÓS PODEMOS ESPERAR NELE ELE É O SENHOR
ELE É O SALVADOR 
PODEMOS ESPERAR NELE

INTRODUÇÃO 

A passagem bíblica que relata Jesus andando sobre as águas está relatada nos Evangelhos de Mateus, Marcos e João.
Depois de alimentar 5.000 pessoas, Jesus foi a uma montanha para orar. Seus discípulos pegaram um barco e cruzaram o Mar da Galileia. Ao cair da noite, o vento começou a soprar e as ondas ficaram bem altas. Mateus 14:22–24
Depois de Receberem ordem do Senhor Jesus os discípulos alegres e felizes tomaram o barco a fim de passarem para o outro lado do mar enquanto o senhor Jesus subia a um monte para orar. Os discípulos navegaram cheio de paz, quem sabe, louvando a Deus com um dos salmos de Davi, pelo fato de haverem feito um grande trabalho, colhendo grandes bênçãos. Surgiu, então, o que eles não esperavam. Um vento contrario. E logo se acharam no meio do mar açoitado pelas ondas. Na quarta vigília da noite, na bíblia sempre aparece texto falando das vigílias da noite como primeira segunda e terceira vigília uma linguagem bem conhecida dos discípulos e do Senhor Jesus Cristo nos tempos de Cristo e seus discípulos era diferente o calendários que conhecemos nos nossos dias.   Os Judeus conheciam quatro vigílias na noite com duração cada vigília de 4 horas cada uma delas, que eram: primeira vigília com inicio às 18 Horas até às 21 horas a segunda vigília que era das 21 horas até às 24 horas a terceira vigília das 24 horas até às 03 horas e a quarta e ultima vigílias que era das 03 horas até às 06 horas da manhã. Essas vigilas se referiam aos turnos dos sentinelas. E foi na quarta vigília que segundo as escrituras os discípulos passaram por apuros, sem mais condição de navegar, veio o Senhor Jesus ter com eles andando por cima do mar. Com essa graciosa atitude o Senhor Jesus ensinou aos seus discípulos, o que passaremos a estudar.

1 -ELE NÃO ESTAVA ALHEIO AO SEU SOFRIMENTO

Remando com muita dificuldade por causa de um vento contrario, os discípulos do senhor Jesus estavam aflitos sem encontrarem uma solução para o problema. Isso acontece sempre comigo e com você, navegando no mar da vida, somos afligidos por dificuldades (os ventos contrários), que nos deixam muitas vezes conturbados, pelo fato de não encontrarmos uma solução. Ficamos como que mergulhados nas densas trevas de uma prolongada noite tempestuosa. Nesse transe, somos sacudidos pelo temor, pelo desanimo e pela inquietação.
Nesta circunstancia, buscamos o senhor e logo percebemos que ele não estar alheio aos nossos sofrimentos e que estar vindo na nossa direção, ao nosso encontro com o socorro imediato. (Sl. 46: 1).  Quando estamos enfrentando circunstancias adversas, não podemos esquecer que o Senhor Jesus não estar alheio a nossa adversidade.

2 ELE É O TODO PODEROSO 

Os discípulos observaram que um ser estranho estava vindo ao encontro deles caminhando sobre o mar. Mt. 14: 26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.
 Não conheceram o Senhor Jesus e com medo gritaram: “É um fantasma” que dolorosa situação, tempestade, mar revolto, frio, embarcação frágil, e pra completar um fantasma.
Logo aquele que aos olhos dos discípulos era um fantasma falou dizendo: “tende bom animo, Sou eu, não temais.” Mt. 14: 27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais.
Certamente recobraram o animo, sabendo que era o Senhor Jesus e não um fantasma, e que a situação ia mudar.
Não há razão para ficarmos apavorados, inquietos, perplexos, ante uma situação adversa. O senhor Jesus é o mesmo com todo poder sobre todas as coisas. Fomos por Ele feitos filhos de Deus, jo. 1: 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; mediante a fé somos feitos filhos de Deus. Como conhecedor dos nossos vários sofrimentos, com todo poder ele vem ao nosso encontro com o proposito de nos dar uma completa vitória. No auge do sofrimento, Jó exclamou:
 “bem sei que tudo podes...” (Jó. 42: 2).  Escrevendo a igreja de Éfeso, Paulo afirmou: ora aquele que é poderoso para fazer tudo... (Ef. 3: 20).  O senhor Jesus é poderoso para fazer tudo por nós. Não desfaleçamos esperemos nele. “tende bom animo sou Eu...”.

3-NÓS PODEMOS ESPERAR NELE ELE É O SENHOR
Os discípulos até então não tinham ainda um conhecimento definido da divindade e do senhorio do senhor Jesus Cristo. Conheciam-no como o Messias, o libertador de Israel, mas, não como o Senhor todo-poderoso, digno de toda honra, glória, e louvor. (Jo. 1. 26”... no meio de vós estar quem vós não conheceis...”). É preciso que conheçamos a Cristo sobre três aspectos.

3.1 ELE É O SENHOR 

Ao estudarmos a bíblia encontramos varias passagens que mostra a Cristo como senhor sobre todas as coisas. Podemos citar algumas dessas passagens aqui:
3.1.1 ele é o senhor sobre a tempestade Mt. 14: 32 E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. Os discípulos reconheceram que ele tinha poder sobre as águas dos oceanos. 41 E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?
3.1.2 ele é o Senhor sobre os demônios Lc. 8: 2E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes observamos que nessa passagem bíblica os demônios que estavam no homem que saiu dos sepulcros eles reconheceram o Senhor Jesus como “Jesus filho do Deus altíssimo”
3.1.3 Ele é o Senhor sobre as enfermidades. Ele curou os doentes são muitos os textos da bíblia que mostra que o Senhor Jesus tem autoridade sobree as enfermidades entre os vários textos contido na palavra de Deus vamos ver dois versículos: (Lc. 7: 2) vemos que um servo de um centurião estava doente e Cristo foi cura-lo. O Centurião não achava-se digno de que Jesus entrasse em sua casa e pediu que ele enviasse apenas uma palavra que seu servo seria curado (Lc. 7: 8) E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. Lc. 7: 9 quando voltou para casa encontrou o seu servo curado. Veja também (Jo. 5 1-8).
3.1.4 ele é o Senhor sobre morte, ele ressuscitou os mortos. Na cidade de Naim Jesus encontrou na porta da cidade uma viúva que ia sepultar o seu único filho, Cristo movido de intima compaixão foi ao esquife e disse: Lc. 7: 14 E, chegando-se, tocou o esquife (e os que o levavam pararam), e disse: Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.
Ele é o Senhor sobre o sábado em Mateus capitulo 12 versículos de 1- 8 o Senhor diz que é senhor do sábado vejamos: NAQUELE tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes. Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Cristo é Senhor de toda a terra. Mas ele também é o Salvador vejamos;

3.2 ELE É O SALVADOR 

Todos nós somos pecadores, (1Jo. 1: 8), mas Cristo se manifestou para trazer Salvação pela Graça a todos os homens.
“porque a Graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os Homens...” Tt. 2:11 Jesus é o salvador dos homens. Ele veio para trazer vida em abundancia (Jo. 10:10) Cristo nos salva nos três tempos: presente, passado, e futuro. No passado quando ele perdoa todos os nossos pecados cometido no tempo em que vivíamos distante dele. (Rm. 3; 23,24; 6: 23) no presente ele nos salva dos pecados que cometemos diariamente (1 Jo. 1: 9) e no futuro ele nos salvará da morte espiritual. “E em verdade vos digo que, dos que aqui estão, alguns há que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus”. Lc. 9: 27 Cristo prometeu a igreja que os levaria para os céus. (Jo. 14: 1-5, 1 Co. 15 52-56)

4 PODEMOS ESPERAR NELE 

É desta maneira que precisamos conhecer o Senhor Jesus, ele não é apenas o nosso salvador, mas, também o Senhor. Paulo afirmou: “E toda língua confessa que Jesus é o Senhor para a glória de Deus Pai.” Podemos esperar nele porque ele é verdadeiro, suas palavras são verdadeiras e todos nós podemos esperar com confiança pelo Senhor. (Sl. 40: 1-13)
Como Senhor precisamos esperar Nele, (Sl. 40: 1) descansar nele, confiar nele, (Sl. 121. 1) depender dele, olhar para ele, servi-lo, o andar como ele andou, (1 Jo. 2: 6) não haverá frustração para nós, se estas diretrizes em relação ao Senhor Jesus, forem plenamente satisfeitas.
Os ventos contrários podem soprar, as noites tempestuosas podem ser longas, mas, ele virá caminhando sobre as águas ao nosso encontro como Senhor.

CONCLUSÃO 
Não façamos de Jesus um fantasma, mas, atentemos para ele como nossa segurança, como Senhor, que acalma as mais fortes tempestades, e que vai conosco até ao fim da nossa jornada.

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sou Seu Anjo-Leonardo Gonçalves e Tatiana Costa

GESTÃO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE COM HABILIDADES EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Gestão de Qualidade e Produtividade com Habilitação em Docência no Ensino Superior 1ª) A escolha de um carreira é regida por dois lados de pesos iguais, o subjetivo e o objetivo. Assinale a alternativa que corresponde ao fator subjetivo. A subjetividade está intimamente relacionado ao estratégico, quando o onde se quer chegar deve estar muito bem claro e definido A subjetividade é regrada através das crenças e valores de cada indivíduo, e sempre irá variar de um para outro, podendo-se valorar pelo sentimento e sua opinião relacionada a cada assunto. A subjetividade não é regulada pelos valores socioculturais, experiência de vida, sentimentos e expectativas. A subjetividade não deve ser formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida. Todas as alternativas acima. 2ª) Muitas empresas nacionais usam a análise SWOT para sua gestão e planejamento estratégico. Sendo assim, a sigla SWOT, respectivamente, significa: Vantagens, desva