Pular para o conteúdo principal

O SERVO DE DEUS E A SUA PALAVRA


INTRODUÇÃO


Há no proposito criativo de Deus a procura de unidade, da harmonia da simplicidade e da beleza. Como o criador fez tudo perfeito. Se olhamos o mar, o céu, o próprio homem Podemos Contemplar neles a perfeição. Para preservar o belo do firmamento e da natureza Deus opera diretamente e soberanamente. Enquanto para a conservação da obra prima que é o homem, Deus usa vários instrumentos.
Neste artigo desejamos destacar dois altos valores, o intrínseco e o extrínseco das santas escrituras operando na vida cristã.
Hoje vemos um grande descaso com a palavra de Deus. Examina-se tudo e despreza as santas escrituras. Aproxima-se do jornal, do radio, da televisão, enquanto se afasta e se distancia da palavra de Deus. Troca-se o puro pelo impuro, o verdadeiro pelo falso, o santo pelo profano, troca-se o que produz vida santa, pelo que produz ruína, esfriamento e morte espiritual.
Deus sempre almeja o melhor para o seu servo, disse Josué: “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite” (Js. 1: 8).
Um Servo de Deus se revelará e será conhecido no mundo pelo distanciamento ou aproximação que dar a palavra de Deus.
A palavra de Deus produz mudança:

1 -  SIGNICADO DO TERMO SERVO DE DEUS


Esse termo vem desde o antigo testamento e diz respeito aquele que presta um serviço a Deus. Desde o passado alguns homens se dedicaram a servir ao Senhor a primeira referência estar em:  "E apareceu-lhe o SENHOR naquela mesma noite, e disse: Eu sou o Deus de Abraão teu pai; não temas, porque eu sou contigo, e abençoar-te-ei, e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão meu servo."  (Gênesis 26 : 24) Deus chama Abrão de seu servo. Ainda no livro de Gênesis vemos quando  Jacó já havia morrido os seus filhos  falam com José no Egito e dizem: "Assim direis a José: Perdoa, rogo-te, a transgressão de teus irmãos, e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E José chorou quando eles lhe falavam."  (Gênesis 50 : 17). Se observamos o próprio Deus revela acerca do seu povo em Lv. 25: 55 dizendo: "Porque os filhos de Israel me são servos; meus servos são eles, que tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR vosso Deus."  Ainda vemos no livro do Êxodo os princípios fundamentais dos servos e seus serviços.(Ex.6:6 e Dt. 15: 15).
No novo testamento foi usado vários termos para servo vejamos: Doulos , esse termo fala do servo em relação ao dono e aparece muitas vezes em toda a bíblia. Esse temo fala de propriedade Alguém que foi comprado ou que se tornou propriedade do seu Senhor. Vejamos: ( Ex. 15. 16, 19: 5, Mt. 25: 21,23 At. 2: 18, Rm. 1: 1, Fp. 1: 1) em relação ao trabalho do servo a palavra no novo testamento é do grego Diakonos que diz respeito ao trabalho feito com dedicação, boa vontade, feito com prazer. No inicio da igreja  e sevo era como Diakonos servindo a Deus em todo tempo com muita alegria e dedicação. Todos os trabalhos desde os mais simples eram realizados pelos diáconos como acender um fogo, tirar água do poço, ajudar na distribuição da comida, cozinhar vejamos os textos: (Mt. 20: 26-28; I Tm. 4: 6; Ef. 3: 7; Fp 1:1).
Mas, também tem a palavra do grego no novo testamento  leitourgeo que diz respeito ao servo de Deus e o seu trabalho na igreja. (At. 13:2 Rm 15: 16) foi desse termo que surgiu a palavra liturgia que diz do culto coletivo. Já quando falamos da adoração e do culto pessoal do servo de Deus a palavra do grego é Latria que aparece em (At. 27; 23, Lc. 2:37). Vejamos os servo em sua relação  vertical para com Deus e horizontal para consigo mesmo e com os homens:

        2- NA RELAÇÃO COM DEUS


2.1 COMO FILHOS (Gl. 4: 5-7) reconheçamos a Deus como pai que ama e supre todas as necessidades. Mas, ele também requer e exige integral obediência. “De Cristo se Diz na santa bíblia: Deleito-me em fazer a tua vontade” e ainda se lê em (Lc. 26: 46) “Não se faça a minha mais a tua vontade”. Cristo nos fez filhos de Deus Em Jo1: 12  Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; A palavra “filhos” aqui vem do Grego τέκνα (tekna) que significa aquele que foi gerado (do grego τίκτω, gerar) É a palavra que “dá relevância ao fato do nascimento”. De fato, o próximo versículo deixa isto muito claro. Vamos lê-lo junto com o versículo acima: podemos assumir a filiação de Deus porque se cremos no seu nome Cristo nos fez seus filhos. “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome [o nome de Jesus Cristo]; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.”

2.2       Como mordomos ou Diakonos (Mt. 25: 14-30) o sentido real dessa palavra parece que perdeu o significado. Os servos de Deus da atualidade acha que tudo é deles e de Deus não existe nada. Tudo isso não passa de uma farsa. Nós não temos nada e a Deus tudo pertence. Nossa vida, capacidade, nossos dons são dadivas graciosa de Deus. E essas dadivas de Deus exige o exercício permanente e pratico na vida cristã. Disso depende o crescimento espiritual de todos nós, o que estamos fazendo com os nossos talentos? Deus manda que utilizemos para o nosso bem e para a glória do seu nome. Reconheçamos nossas mordomias e coloquemos nossos bens e nossa vida integral a serviço do reino de Deus. Ele é o Senhor o serviço a Deus ou a mordomia Cristã como já foi falado deve ser exercida com plena adoração, prazer na alma, dedicação, desejo de agradar aquele que resgatou e pagou o preço da sua vida.,  .

3– NA RELAÇÃO CONSIGO MESMO


3.1 Habituando-se a ler a bíblia sagrada (II Tm. 2: 15; Sl 1: 2; II Tm. 3: 14-17).  O hábito é formado pela somação do extrínseco com o intrínseco, isto é, exterior com o interior. Tanto um como o outro tem a sua função específica para a formação de um hábito.
Jesus reconheceu o fato viveu e nos ensinou. (Jo> 5: 39). Não é fácil, também não é impossível. Basta apenas o sinal verde e de querer e o Senhor efetuará em nós grandes mudanças.
2.3   Cultivando uma vida de oração e adoração (Ef. 6: 18; Hb. 13: 15). É premissa verdadeira de que existe uma forte ligação entre louvor e adoração. O servo de Deus que ama a palavra de deus gosta de orar e de louvar. A bíblia sempre recomenda ao povo de Deus o louvor e a adoração.
Nossos cultos deveria se transformar em verdadeiros cenáculos de mais oração e muitos louvores.
Oportunamente, convém declarar que os louvores e adoração partem dos corações contritos e quebrantados e nunca de formalidades feitas de improviso. Nossos cultos refletem tudo aquilo que realmente somos.

4 - NA RELAÇÃO COM O MUNDO


2.4       Vivendo como exemplo (I Tm. 4; 12; I Jo. 2: 15 e 2: 6). Há uma evidencia nos textos para qual nunca tenhamos atentado. Deus deseja que odiemos o que ele odeia e amemos tudo que ele ama. Isso toda via não tem sido real na vida do povo de Deus nos nossos dias.  Devemos todos os dias examinar as nossas vidas e considerar as verdades bíblica e divina. Precisamos dizer não ao que Deus diz não e afirmar sim e amem ao que Deus diz sim.
2.5        Procedendo como verdadeiros ganhadores de almas (Pv. 11: 30; Sl. 126; 5-6; At. 1:8). Todo aquele que foi buscado pelo Senhor tem tarefa definida para desenvolver.  Buscar e ganhar almas para o Senhor, eis a grande e gloriosa tarefa. Isso não é um trabalho mero e simples, é serio e árduo, mas, possível de ser efetuado por todo aquele que ama, e, estão prontos para obedecer ao senhor Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Na maioria das igrejas o que predomina é a ideia de que só o pastor deve ganhar almas. Jesus Cristo quando chamou e comissionou com poder e autoridade, dizendo: “Ide e pregai” evangelizar ou pregar o evangelho é tarefa para todos os servos de deus, tendo ele ministério ou não, sendo diácono ou presbítero, professor enfim é tarefa de todos.

CONCLUSÃO


Obedecendo a palavra de Deus e cumprindo com o ide do Senhor é possível que tudo em nós mude. Se a palavra de Deus é perfeita, fiel, reta, ela mudará as nossas vidas para melhor. Devemos viver como luz do mundo, sal da terra, e testemunhas do Senhor Jesus, assim nossa vida será transformada e transformada para melhor.


    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GESTÃO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE COM HABILIDADES EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Gestão de Qualidade e Produtividade com Habilitação em Docência no Ensino Superior 1ª) A escolha de um carreira é regida por dois lados de pesos iguais, o subjetivo e o objetivo. Assinale a alternativa que corresponde ao fator subjetivo. A subjetividade está intimamente relacionado ao estratégico, quando o onde se quer chegar deve estar muito bem claro e definido A subjetividade é regrada através das crenças e valores de cada indivíduo, e sempre irá variar de um para outro, podendo-se valorar pelo sentimento e sua opinião relacionada a cada assunto. A subjetividade não é regulada pelos valores socioculturais, experiência de vida, sentimentos e expectativas. A subjetividade não deve ser formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida. Todas as alternativas acima. 2ª) Muitas empresas nacionais usam a análise SWOT para sua gestão e planejamento estratégico. Sendo assim, a sigla SWOT, respectivamente, significa: Vantagens, desva

Maria uma mulher Virtuosa

Maria uma mulher virtuosa Lucas 1:27. Deus escolheu uma moça da cidade de Nazaré para que em nela fosse gerada e gestada o seu filho Jesus. Uma jovem pobre, mas com o coração submisso a vontade de Deus, Capaz de  ouvir a voz de Deus. 1° Uma mulher escolhida 1° -  Ela conversa com um anjo de Deus Lucas 1:28. 2° - Uma mulher que Deus conhecia 3°. – uma mulher submissa a palavra de Deus 2°  Maria uma mulher destemida 1° - Maria teve Medo Lc. 1:30-33. Disse o anjo “... Não Temas”. 2° - Maria teve duvida Lc. 1:34. Maria pergunta “como se fará isso?” 3° - Maria uma mulher Atenciosa “... Descerá sobre te o Espirito Santo” Lc. 1:35. 4°. Maria uma mulher submissa "Eis aqui a serva do Senhor" 3° - Maria, uma mulher corajosa Lucas 1:38. 1° - coragem para enfrentar José 2° - coragem para enfrentar a família; 3 ° - coragem para enfrentar os amigos e o povo; 4 ° - coragem para enfrentar a morte ela podia ser apedrejada 4° - Maria uma mulher vi