Pular para o conteúdo principal

Um Deus que ama e se comunica




UM DEUS QUE AMA E SE COMUNICA COM A HUMANIDADE
DOS PRIMÓRDIOS A ATUALIDADE

A COMUNICAÇÃO E SUAS DIFERENTES FORMAS

          Há diferentes formas no processo de comunicação: os personagem que se envolve em uma comunicação são chamados de emissor da mensagem, o receptor, a mensagem é o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta ou (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo acontece.
          Com relação ao ambiente, o processo de comunicação sofre interferências do ruído (toda forma usada para interferir no processo de comunicação é chamado de ruído) e a interpretação e compreensão da mensagem fica subordinada ao repertório (crenças, modo de ser, comportamentos) do receptor.
Em relação à forma, a comunicação pode ser verbal, não verbal, gestual e mediada.
Verbal – Comunicação através da fala propriamente dita, formada por palavras e frases. Tem suas dificuldades (timidez, gagueira, etc.), mas ainda é a melhor forma de comunicação.
Não verbal – Comunicação que não é feita por palavras faladas ou escritas. Usam-se muito os símbolos (sinais, placas, logotipos, ícones) que são constituídos de formas, cores e tipografias, que combinados transmitem uma ideia ou mensagem.
Linguagem corporal corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efetiva. A gesticulação foi a primeira forma de comunicação. Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem.
          A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares. Geralmente é utilizada para auxiliar na comunicação verbal, porém, deve-se tomar cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra completamente diferente.
Comunicação mediada - processo de comunicação em que está envolvido algum tipo de aparato técnico que intermédia os locutores.
          Toda essa inovação nas formas de comunicação, fez com que a humanidade passasse a viver de uma forma totalmente nova, onde as fronteiras físicas deixam de ser obstáculos à comunicação constante entre os povos. Formas que até alguns anos eram impensáveis, passam a fazer parte do nosso dia a dia.
           Um universo novo se apresente e,se os horizontes se alargam, perde-se o controle da informação próxima e garantida. Chegamos à exacerbação da informação (que é diferente do conhecimento), através dos meios eletrônicos, dos quais a internet é a campeã. Nesse universo tecnológico predomina a sapiência humana, suas qualidades, mas também, suas mazelas. Cabe às pessoas que se comunicam fazê-lo de forma a utilizar as informações como fonte de troca para aquisição do conhecimento e usá-las com sabedoria.
UM DEUS QUE SE COMUNICA
           Sabemos que Deus se comunica com a humanidade desde Adão, quase quatro mil anos antes de Jesus. Deus se comunicou de muitas maneiras de varias for, mas, mas a mais comum e a mais usada são as palavras que é a verbalização dos pensamentos e dos sentimentos. A Bíblia A palavra escrita de Deus é o maior testemunho de Deus é por meio o da bíblia que Deus estabelece sua comunicação com o povo. Deus se comunicou no passado de varias maneiras e de muitas formas aos pais. A Carta aos Hebreus inicia dizendo: Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, Hebreus 1:1 “” Sabemos que em épocas e lugares diferentes, pessoas que viveram de nas mais diversas camadas da sociedade e hábitos e costumes diferentes e das mais diversos graus de profissionalização foram usados por deus para que a sua comunicação chegasse até os homens de uma forma humana e compreensível. . A comunicação de Deus aos homens a bíblia, é dividida em 2 testamentos, clamado de velho e novo testamento, o velho testamento contendo 39 livros e o novo testamento contendo 27 livros os dois testamento se divide em blocos de livros, capítulos, versículos e parágrafos, todos eles com o objetivo de tornar a comunicação de Deus mais compreensível pra nós.
A COMUNICAÇÃO DE DEUS E SUAS FORMAS
          São muitas as formas que Deus usou para se comunicar com os homens se estudarmos a bíblias encontraremos as maneiras usadas por Deus para se comunicar algumas até inusitados como foi o caso de Deus se comunicar com o homem através de uma jumenta Números 22.23-29. Vejamos algumas:
 ATRAVÉS DA NATUREZA.
          Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
.
          Deus usou a natureza por diversas vezes para se comunicar com os homens por exemplos: O dilúvio onde a chuva foi a manifestação da palavra de Deus anunciada a Noé: Gênesis 7.17; a Sarça Ardente de onde o Senhor chamou a Moisés: Êxodo 3.2; a  que Gideão pediu para Deus mostrar o sinal de seu chamado: Juízes 6.36-38; o vento suave onde Deus falou com Elias: I Reis 19.11,12; a estrela que anunciou onde estava Jesus aos magos: Mateus 2.10; o barro do oleiro para ministrar a Jeremias:  Jeremias 18.1-6; a mula falou com Balaão: Números 22.23-29; a pomba que desceu sobre Jesus como símbolo do Espírito Santo: Mateus 3.16 Há outros exemplos que poderíamos falar
ATRAVÉS DOS ANJOS
          Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação? Hebreus 1.13,14
         Deus em sua sabedoria enviou mensageiros à terra para falar com o ser humano. A palavra anjo significa mensageiro. no Antigo Testamento lemos varias vezes Deus se comunicando através desses mensageiros. Exemplos em que Deus mandou anjos para falar com homens: Abraão para anunciar o livramento de Isaque (Gênesis 22.11,15);  para retirá-los de Sodoma Gênesis 19.1,15; Jacó quando lutou com o Anjo do Senhor no Vau de Jaboque Gênesis 32.24 e viu um exército de anjos em Maanaim Gênesis 32.1,2; Gideão quando o Anjo de Deus recebeu o seu holocausto e tocou sobre o sacrifício que incendiou como sinal de que Deus recebera a oferta Juízes 6.20-22; Hagar quando estava no deserto o anjo de Deus lhe falou Gênesis 21.17, Zacarias o sacerdote quando estava no santuário lhe apareceu um anjo anunciando o nascimento de João Batista Lucas 1.13-18; Davi viu o anjo de Deus com a espada na mão I Crônicas 21.16,17; Isaías viu os serafins no templo e um dos serafins pegou a brasa de fogo e lhe tocou nos lábios Isaías 6.2,6; Ezequiel teve a visão dos querubins Ezequiel 1; Daniel viu e falou com anjos muitas vezes e quando foi lançado na cova dos leões Deus mandou seu anjo para fechar a boca dos leões Daniel 6.22); Jesus foi confortado por anjos no deserto quando foi tentado Mateus 4.11 e quando estava no Getsêmani orando Lucas 22.43; Às mulheres no túmulo de Jesus os anjos anunciaram a ressurreição de Jesus Mateus 28.5; Maria para anunciar o nascimento de Jesus Lucas 1.18; aos pastores anunciando o nascimento de Jesus Lucas 2.8-15.

 ATRAVÉS DOS SONHOS E VISÕES

           O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? — diz o SENHOR.
        Quando sonhamos queremos entender os nossos sonhos as vezes deus usa os sonhos para comunicar. é preciso ter uma sensibilidade para discernir as coisas espirituais I Coríntios 2.13,14.
           Existem sonhos que é fruto da imaginação do cansaço e das preocupações existenciais. Como também tem sonhos que é Deus querendo se comunicar. Alguns personagens da Bíblia tiveram experiências com Deus falando através de sonhos como: José no Egito que interpretava sonhos e sonhou com o sol, a luz e onze estrelas significando que governaria sobre sua família Gênesis 37.9; Jacó sonhou com uma escada onde os anjos de Deus subiam e desciam e ali edificou um altar chamado Betel ou casa de Deus Gênesis 28.12; Paulo sonhou com um jovem macedônio pedindo ajuda e entendeu que Deus estava lhe chamando para pregar o evangelho na macedônia Atos 16.9; Cornélio sonhou com animais num lençol para compreender que não havia diferença entre pessoas ou entre alimentos puros e impuros Atos 10.3; Daniel interpretava sonhos e interpretou a visão do rei Nabucodonosor sobre os impérios mundiais e o fim do governo humano Daniel 5.12.
           No livro do profeta Jeremias 23.28Deus fala que os sonhos comuns devem ser contados apenas como sonhos e a visão dada por Deus deve ser dita como palavra do Senhor.

DEUS SE COMUNICA ATRAVÉS DAS EXPERIENCIAS PESSOAIS 
           Em vista de este povo ter desprezado as águas de Siloé, que correm brandamente, e se estar derretendo de medo diante de Rezim e do filho de Remalias, eis que o Senhor fará vir sobre eles as águas do Eufrates, fortes e impetuosas, isto é, o rei da Assíria, com toda a sua glória; águas que encherão o leito dos rios e transbordarão por todas as suas ribanceiras. Isaías 8.6,7
A s experiências são formas de Deus se comunicar. Jó 33.14-19.
           Em muitos momentos na história do povo de Deus o Senhor falava e o povo não ouvia então mandava uma experiência para que se humilhassem e ouvissem a voz de Deus.
           Foi assim quando o povo de Deus estava com medo de Rezim e Deus mandou o rei da Assíria para castigá-los. Deus comparou os dois reis com as águas de Siloé que parece ser um tanque com as águas do rio Eufrates, o maior rio conhecido da época. Muitas vezes estamos em águas tranquilas e reclamamos, por isso vêm às águas bravas para que possamos clamar por socorro ao Senhor.
           Alguns exemplos de pessoas e nações que passaram por experiências para ouvir a Deus foram: o povo de Israel no tempo dos Juízes, quando prosperavam deixavam a Deus e quando sofriam buscavam ao Senhor que levantava um juiz para os defender Juízes 2.18,19 isso acontecia sucessivamente; Jonas fugiu do Senhor para não obedecer ao chamado de Deus e passou por uma experiência no mar, sendo engolido por um enorme peixe então orou a Deus dentro do ventre do grande peixe e Deus ouviu e lhe deu mais uma experiência nova e mandou o peixe vomitá-lo Jonas 2.1; o rei Davi havia pecado ao adulterar com Bete-Seba, tramando a morte de seu esposo Urias a sua experiência com Deus não foi boa o filho que teve com Bete-Seba morreu e ele entendeu que havia pecado II Samuel 12.18; o rei Nabucodonosor era orgulhoso e se achava um deus mandando as pessoas adorá-lo e se prostrar à sua imagem então teve que passar sete anos pastando como animal para então se converter e reconhecer que havia Deus e ele era apenas humano Daniel 4.33; Pedro quis andar sobre as águas, mas ao olhar para as ondas e o vento forte começou a afundar na água e Jesus o segurou pela mão Mateus 14.28-31; o mesmo Pedro após negar Jesus, o galo cantou e ele chorou de arrependimento Marcos 14.72.

 ATRAVÉS ESPÍRITO SANTO  

          O Espírito Santo se comunica falando em nosso íntimo lembrando e nos ensinando as palavras de Deus. João 14.26. Além disso, o Espírito Santo nos aconselha e consola em momentos de sofremos João 14.16.
       Na Bíblia o Espírito Santo se revelou a varias pessoas: Sansão que recebia força sobrenatural do Espírito de Deus para vencer e defender o povo de Deus Juízes 14.6; a Igreja primitiva recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes Atos 2.14; Ananias e Safira mentiram ao Espírito Santo tramando que teriam dado uma oferta maior na igreja e morreram condenados por seu pecado Atos 5.1-10.
           O Espírito Santo nos concede dons espirituais para se comunicar com a igreja I Coríntios 12.1-9 o Espírito Santo dar os frutos para a igreja Gálatas 5.22,23 o principalmente o amor (I Coríntios 13) que é o dom supremo, pois o próprio Deus é amor (I João 4.8).

ATRAVÉS DOS HOMENS

           Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6.8

             Deus se comunica em muitas maneiras através da natureza, dos sonhos e visões, da Bíblia, do Espírito Santo, dos anjos, Os homens também são uma forma de Deus se comunicar com a humanidade. I Coríntios 12.27,  somos canais de comunicação de Deus  manifestar a vontade Daquele que é o nosso Cabeça: Cristo (Efésios 4.15).
Somos instrumentos para Deus falar com outras pessoas através de nós.
           Através de gestos e atitudes como: ajudar um idoso, um deficiente, um enfermo compartilhar o que tem, dizer palavras de conforto e até uma saudação como a paz do Senhor, bom dia ou boa tarde, pode mostrar a presença de Deus em sua vida e comunicar esperança a quem precisa. Jesus disse que deveríamos vestir ao nu, alimentar ao faminto, saciar o sedento, visitar ao enfermo e ao prisioneiro Mateus 25.35-40, cuidar do órfão e da viúva Tiago 1.27 hospedar pessoas Hebreus 13.2 dar um copo de água Mateus 10.42. Tudo isso são meios de comunicação de Deus.

            Deus sempre se comunicou com a humanidade. Ele se comunica de todas as formas possíveis para que possamos entender aquilo que ele quer nos falar. Ele usa meios e métodos para uma boa comunicação com todo nós. Que sejamos imitadores de Deus, busquemos meios embora limitados como somos que nós possamos nos comunicar de uma forma que sejamos compreendidos naquilo que queremos transmitir.


Pastor Roilton Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria uma mulher Virtuosa

Maria uma mulher virtuosa Lucas 1:27. Deus escolheu uma moça da cidade de Nazaré para que em nela fosse gerada e gestada o seu filho Jesus. Uma jovem pobre, mas com o coração submisso a vontade de Deus, Capaz de  ouvir a voz de Deus. 1° Uma mulher escolhida 1° -  Ela conversa com um anjo de Deus Lucas 1:28. 2° - Uma mulher que Deus conhecia 3°. – uma mulher submissa a palavra de Deus 2°  Maria uma mulher destemida 1° - Maria teve Medo Lc. 1:30-33. Disse o anjo “... Não Temas”. 2° - Maria teve duvida Lc. 1:34. Maria pergunta “como se fará isso?” 3° - Maria uma mulher Atenciosa “... Descerá sobre te o Espirito Santo” Lc. 1:35. 4°. Maria uma mulher submissa "Eis aqui a serva do Senhor" 3° - Maria, uma mulher corajosa Lucas 1:38. 1° - coragem para enfrentar José 2° - coragem para enfrentar a família; 3 ° - coragem para enfrentar os amigos e o povo; 4 ° - coragem para enfrentar a morte ela podia ser apedrejada 4° - Maria uma mulher vi

Sou Seu Anjo-Leonardo Gonçalves e Tatiana Costa