Pular para o conteúdo principal

A porta da Salvação


A PORTA DA SALVAÇÃO
João 10.1-9

Introdução:

            Jesus sempre se apresentou de maneira simples. Nos seus ensinos se valeu de coisas simples e cotidianas para ilustrar a vida...  As mais sublimes e poéticas figuras não tem a mínima glória para descrevê-lo; ele, porém escolhe as figuras simples, que as mentes mais modestas podem aprender. Enquanto os poderosos do passado procuravam construir grandes monumentos para tentar perpetuar seus nomes, alguns construíram grandes castelos, pontes, pirâmides, etc., porém o tempo se encarregou de destruir tais monumentos.
O Nosso Senhor pegou um PÃO, um ingrediente simples que estava ao alcance de todos, que se encontrava na mesa tanto do rico como do pobre, e com ele eternizou seu Nome por todos os séculos...

Neste texto Jesus se apresenta como A PORTA. Uma porta é um objeto simples e comum. Jesus queria que pesássemos nele com frequência. A porta de um aprisco é a mais rústica forma de porta. Mas o que a porta nos ilustra?

1.      O caminho da Comunhão Divina é por Ele e mais ninguém.

Jesus como a porta nos mostra três coisas distintas.

a)      A Necessidade. Suponhamos que não houvesse nenhuma; nunca poderíamos ter acesso a Deus. Nunca encontraríamos a verdadeira paz, a verdade, salvação, pureza e nunca teríamos o céu.

b)     A sua Singularidade. Há somente uma porta; não nos cansemos, procurando outra. A salvação se obtém, entrando-se por essa porta, e por nenhuma outra. A Bíblia diz em Atos 4.12:

“E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. Atos 4.12

c)      A Sua Personalidade. O próprio Senhor Jesus e a porta. Ele diz: “Eu sou a Porta”. Não cerimônias, não doutrinas, não profissões, não realizações, mas o próprio Senhor.

2.      Quem pode ter acesso a esta porta?

Nesta porta não entrará os meros observadores, ou pessoas que batem à porta, ou se assentam diante dela, ou guardas que marcham para cá e para lá à sua frente.

a)      Nesta porta entram aqueles que possuem qualificação única:

Entram de verdade. Entram pela fé, pelo amor, pela experiência e comunhão com o Mestre.
A pessoa é “alguém”, mas a distinção fundamental é a entrada.


3.      Os privilégios daqueles que entram pela Porta.

3.1   – Plena Salvação. O texto diz: “será salvo”. É um processo imediato, para sempre, completamente.

3.2   – Verdadeira Liberdade. O texto diz que “entrará e sairá” (v.9). Não é uma porta de prisão, mas uma porta para o rebanho, cujo Pastor dá liberdade. A vida espiritual tem dois lados importantes.

a)      Acesso. Entrará para desfrutar a segurança e o repouso da casa paterna. Entrará para buscar mais da comunhão do Pai. Para receber dele toda instrução.
b)     Saída. Sairá para se alimentar nos verdes pastos e refrigerar sua alma das águas tranquilas.

Queridos! Se quisermos ter uma vida cristã vitoriosa, temos que entrar em comunhão com Deus, e depois sair para trabalhar entre os homens. Alguns entram, mas não saem para serviço ativo; outros saem continuamente com muita atividade, mas não entram para renovar seu poder e inspiração.
O Senhor Jesus é nosso exemplo; antes de nascer o dia, Ele entrava em comunhão com o Pai e depois saía para servir os homens durante o dia.
           
3.3   Vida com abundância (v.10).  Você tem uma vida em abundância?

Meu querido irmão! Nada que Deus nos dá é pequeno. Nada de Deus é pouco. Nada do que Deus dá é mesquinho.
A vida que Deus nos dá é bela, significativa, é profunda, é imensa. Mas também é dura. É um desafio; um risco constante. A vida é cheia de altos e baixos, é uma aventura real. Mas em Cristo podemos desfrutar os momentos bons.
Portanto devemos viver com toda prudência e sabedoria, sabendo enfrentar os bons e maus momentos com serenidade, confiando totalmente em Deus.
Albert Einstein dizia: “Há duas maneiras de se viver a vida: uma é como se nada fosse milagre; a outra é como se tudo fosse milagre".

·         Sonhe grandes sonhos;
·         Elabore projetos audaciosos e lute por isso;
·         Aprecie as pessoas;
·         Seja grato por aquilo que você já alcançou e faça o melhor uso possível daquilo que está à sua disposição;
·         Desfrute do melhor da sua vida;

Qual é a visão que você tem da sua vida? Uma visão enferma da vida torna a vida enferma. Uma visão otimista da vida torna a vida uma aventura empolgante e compensativa. Faça como fazia o salmista, Ele dizia:

            “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”. Salmo 118:24

Entre por esta porta e desfrute da comunhão com o Pai. Sai, e desfrute do melhor desta vida. Desfrute de uma vida abundante, somente encontrada em Jesus.
Viver a vida abundante de Deus é não acrescentar dias a sua vida, mas acrescentar vida aos seus dias.
Moisés no Salmo 90.12 disse:

“Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio”. Salmo 90.12

Meu querido irmão! A nossa vida aqui neste mundo é passageira. Somos apenas peregrinos nesta terra. Por isso, desfrute do melhor de Deus para sua vida. Viva intensamente com Jesus cada dia  de sua vida. Ele tem uma vida abundante pra você.

Exemplo: O turista e o sábio

Conta-se que no século passado um turista foi à cidade do Cairo, no Egito, com o objetivo de visitar um famoso sábio. O turista ficou surpreso ao ver que o sábio morava num quartinho muito simples e cheio de livros. As únicas peças de mobília eram: uma cama, uma mesa e um banco. Onde estão seus móveis? - perguntou o turista. E o sábio, bem depressa, perguntou também: E onde estão os seus...? Os meus? Surpreendeu-se o turista, mas eu estou aqui só de passagem! Eu também..., concluiu o sábio.

Meus amados irmãos, a vida na Terra é somente uma passagem... No entanto, alguns vivem e se apegam as coisas deste mundo como se fossem ficar aqui eternamente, e se esquecem de ser felizes.
O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.
Faça de cada momento uma nova oportunidade. Deus está agindo de uma maneira linda neste mundo, trazendo promessas, esperança, a cada nova manhã. Basta apenas que você tenha a coragem de vê-lO nesta dimensão e O busque de todo o coração. Receba cada novo dia com um coração confiante, certo de ser o melhor dia da sua vida. E em Jesus você desfrutará a abundância da vida com Deus.


Pr.  Roilton Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sou Seu Anjo-Leonardo Gonçalves e Tatiana Costa

GESTÃO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE COM HABILIDADES EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Gestão de Qualidade e Produtividade com Habilitação em Docência no Ensino Superior 1ª) A escolha de um carreira é regida por dois lados de pesos iguais, o subjetivo e o objetivo. Assinale a alternativa que corresponde ao fator subjetivo. A subjetividade está intimamente relacionado ao estratégico, quando o onde se quer chegar deve estar muito bem claro e definido A subjetividade é regrada através das crenças e valores de cada indivíduo, e sempre irá variar de um para outro, podendo-se valorar pelo sentimento e sua opinião relacionada a cada assunto. A subjetividade não é regulada pelos valores socioculturais, experiência de vida, sentimentos e expectativas. A subjetividade não deve ser formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida. Todas as alternativas acima. 2ª) Muitas empresas nacionais usam a análise SWOT para sua gestão e planejamento estratégico. Sendo assim, a sigla SWOT, respectivamente, significa: Vantagens, desva