Pular para o conteúdo principal

Seguidores de Diótrefes


Seguidores de Diótrefes
A terceira carta de João foi escrita lamentavelmente contra a rivalidade mesquinha que põe os Cristãos uns contra os outros. O escritor desta carta, provavelmente tenha sido o apóstolo João, o filho de Zebedeu.
A finalidade da carta, era sobre um conflito existente na igreja que o seu amigo Gaio era membro, e a quem o apóstolo amava. 
João começa elogiando a sua hospitalidade a aqueles irmãos que são verdadeiros missionários e que levavam a vida de lugar, em lugar, para pregar o verdadeiro evangelho de Cristo.
O elogio do apóstolo a Gaio contrasta com o comportamento de Diótrefes, este, ambicioso que se aproveitava de um cargo de liderança que tinha naquela igreja, para atacar os pregadores que ali chegavam, e que vinham visitar a referida igreja.
Lendo esse texto nesses dias, pude contextualizar com as atitudes de alguns “irmãos” que não menos diferente de Diótrefes, vive na igreja dos nossos dias. Os ditos “irmãos” trazem em seus comportamentos, e nas suas atitudes, traços da mente doentia de Diótresfes. São os verdadeiros “seguidores de Diotrefes.”
Defeitos do comportamento dos seguidores de Diótrefes
Sentimentos egoístas – Eles se sentem donos da verdade absoluta e que ninguém mais pode ensinar a palavra de Deus.
Gostam de exercer a primazia - quando se sentem ameaçados de perder liderança, eles logo criam meios e formas de apagar a luz do seu próximo, para que a dele possa brilhar.
Orgulho excessivo – O orgulho que existe dentro deles, não os permitem reconhecer que Deus é que levanta e envia seus missionários.
Sentimentos de ameaça – se sentem ameaçados de perderem o grupo de pessoas a quem eles os sustentam de forma farisaica e opressora.
Perturbação da ordem – esses “seguidores de Diótrefes”, insatisfeito com o ministério dos servos de Deus, perturbam a unidade da igreja. 
 Mensagem pregada pelos “seguidores de Diótrefes”
Não menos diferente do seu líder “Diótrefes”, os seus seguidores pregam as mesmas mensagem.
Vivem de casa em casa, proferindo contra os verdadeiros escolhidos e consagrados. palavras maliciosas (III Jo 10a) e não satisfeitos com essas coisas, ainda não acolhem os irmãos, como impedem os irmãos que querem recebê-los e ainda os expulsa da igreja (III 10b)
Seria diferente a mensagem dos “seguidores de Diótrefes” dos nossos dias? O comportamento de alguns “lideres” de hoje, diferem desses que acabamos de ver?
Pois é, São “lideres frustrados” que aproveitam dos cargos recebidos, para visitarem os irmão, e em vez de pregarem o evangelho do Senhor Jesus, usa do precioso tempo, para falarem daqueles que a bíblia chama de cooperadores da verdade. ( III Jo 8) “lideres frustrados” que ameaçam expulsar os irmãos da igreja, caso eles não obedeçam aos seus ensinos tiranos, que refletem o oposto do verdadeiro amor de Deus. O apostolo João, diz a respeito desses seguidores de Diótrefes: “Amado, não imites o que é mau, se não o que é bom. Aquele que pratica o bem procede de Deus, aquele que pratica o mal jamais viu a Deus.” (III Jo 11)
Lamentamos, que depois de tanto tempo em que a igreja milita na terra, ainda temos que conviver com pessoas que praticam as doutrinas de Diótrefes em nossos dias sem o mínimo de vergonha e se esquecem da mensagem principal que é anunciar a salvação de Deus em Cristo Jesus..
Quero lembrar a todos, que o próprio apóstolo João na sua segunda carta, nos orienta sobre esses “seguidores de diótrefes” com as seguintes palavras: “Se alguém vem ter convosco e não traz a sã doutrina, não o recebais em casa, nem lhes deis as boas vindas.” (II Jo 10)
Que as nossas casas, sejam um lugar onde possamos receber os verdadeiros irmãos, que usa do nosso tempo, para falar de Jesus, ou no mínimo, falar bem dos irmãos e nunca para falar mau daqueles a quem Deus nos Deu, como irmãos amados.
Que Deus nos guarde dos seguidores de Diótrefes.
Pr. Roilton Alve
 Email: prroilton@rotmail.com
    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

GESTÃO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE COM HABILIDADES EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Gestão de Qualidade e Produtividade com Habilitação em Docência no Ensino Superior 1ª) A escolha de um carreira é regida por dois lados de pesos iguais, o subjetivo e o objetivo. Assinale a alternativa que corresponde ao fator subjetivo. A subjetividade está intimamente relacionado ao estratégico, quando o onde se quer chegar deve estar muito bem claro e definido A subjetividade é regrada através das crenças e valores de cada indivíduo, e sempre irá variar de um para outro, podendo-se valorar pelo sentimento e sua opinião relacionada a cada assunto. A subjetividade não é regulada pelos valores socioculturais, experiência de vida, sentimentos e expectativas. A subjetividade não deve ser formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida. Todas as alternativas acima. 2ª) Muitas empresas nacionais usam a análise SWOT para sua gestão e planejamento estratégico. Sendo assim, a sigla SWOT, respectivamente, significa: Vantagens, desva

Maria uma mulher Virtuosa

Maria uma mulher virtuosa Lucas 1:27. Deus escolheu uma moça da cidade de Nazaré para que em nela fosse gerada e gestada o seu filho Jesus. Uma jovem pobre, mas com o coração submisso a vontade de Deus, Capaz de  ouvir a voz de Deus. 1° Uma mulher escolhida 1° -  Ela conversa com um anjo de Deus Lucas 1:28. 2° - Uma mulher que Deus conhecia 3°. – uma mulher submissa a palavra de Deus 2°  Maria uma mulher destemida 1° - Maria teve Medo Lc. 1:30-33. Disse o anjo “... Não Temas”. 2° - Maria teve duvida Lc. 1:34. Maria pergunta “como se fará isso?” 3° - Maria uma mulher Atenciosa “... Descerá sobre te o Espirito Santo” Lc. 1:35. 4°. Maria uma mulher submissa "Eis aqui a serva do Senhor" 3° - Maria, uma mulher corajosa Lucas 1:38. 1° - coragem para enfrentar José 2° - coragem para enfrentar a família; 3 ° - coragem para enfrentar os amigos e o povo; 4 ° - coragem para enfrentar a morte ela podia ser apedrejada 4° - Maria uma mulher vi