Pular para o conteúdo principal

A Bíblia é a palavra de Deus


A Bíblia é a palavra de Deus

    Quando dizemos que a bíblia é a palavra de Deus, não queremos dizer que todas as      palavras que foram escritas na bíblia foram ditas por Deus. A palavra é o meio que            usamos para expressar o que pensamos. E Deus usou esse método e mandou que escrevesse em um livro para que as sociedades vindouras pudessem saber qual a vontade de Deus. 
     É bem verdade que na bíblia, contem palavras ditas por homens sem compromisso com o Senhor e até mesmo, tem palavras ditas por satanás, mas, tudo isso não tira da bíblia a autoridade de ser a palavra de Deus. Em sua totalidade a bíblia    não apenas contém a palavra de Deus, ela é a palavra de Deus. Ela é inspirada pelo Espírito Santo e também é autoridade máxima em todas as questões nela contida.
Os homens que escreveram a bíblia foram homens preparados por Deus para tal fim. Podemos observar que Deus escolheu homens de diversas profissões e de culturas e épocas diferentes, para escrever a sua palavra. Vejamos: Moisés foi educado na cultura  egípcia, que era a escola mais adiantada daqueles dias. O Egito era o centro da educação  mundial nos dias de Moisés, foi criado por pais que conheciam o Deus de Israel e passou parte da sua vida trabalhando no deserto e sendo preparado pelo Senhor para a sua grande missão.
      Moisés foi escolhido por Deus, para escrever os cinco primeiros livros da bíblia. Todos os escritores da bíblia se destacam pela sua escolha por Deus. Vejamos alguns:      Embora alguns dos livros da bíblia, não se saibam ao certo sobre seus autores, mas, é verdade central, que Deus é o seu autor. A bíblia foi escrita por quarenta autores que viviam em épocas e lugares diferentes e que foram escolhidos e usados pelo Senhor para registrarem as suas palavras. Alguns autores se destacam muito nos seus escritos e pela sua grande capacidade de escrita, como é o caso de: Davi, Isaias, Jeremias, Lucas, Paulo, homens que foram instrumentos de Deus no ofício da escrita. A capacidade de cada um desses homens, as habilidades e as experiências, aliados aos dons espirituais, formaram a ferramenta perfeita para serem usados pelo Espírito Santo de Deus.    

 

Toda a bíblia é inspirada por Deus

 

Tanto no antigo testamento, como no novo testamento, há expressões de homens que não estavam sendo usados por Deus, como é o caso dos amigos de Jô e do próprio satanás nos evangelhos.  Mesmo contendo esses relatos, a bíblia continua sendo um livro inspirado por Deus, pois o propósito de Deus na inspiração bíblica, não se restringe as palavras citadas por esses personagens e sim aos propósitos eternos e a sua autorização para aplicação das escrituras em nossas vidas.

 

Deus se revelou aos homens desde a criação

 

Deus tem se revelado aos homens desde a sua criação. Na verdade, o que nós homens conhecemos de Deus é exatamente aquilo que ele se deixa revelar. “No antigo testamento, Deus se revelou através da sua obra criada,” os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. (Sl 19.1) A revelação de Deus, se deu através da sua criação. Depois, Deus revelou-se através da história, Deus tem mostrado através de sua palavra, que a História da humanidade está toda no seu controle, em seguida, Deus se revela através da sua palavra, Deus registra tudo em um livro, “a bíblia sagrada” para que a humanidade pudesse ter em suas mãos uma fonte de consulta para as suas vidas. E por fim, Deus se revelou pelo filho, que é a expressão exata do seu ser (Hb 1. 1-3) Cristo é a revelação completa de Deus a humanidade.

 

Relação de Cristo com a bíblia

 

A bíblia é a revelação escrita de Deus e Cristo é a encanação do próprio Deus. “E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do  unigênito do pai.” (Jo. 1.14) A relação de Cristo o verbo de Deus, com a bíblia o verbo expresso de Deus, é notada em todo seu conteúdo. Vejamos algumas dessa relação:

 

São divinos e humanos

 

Tanto o Senhor Jesus como a bíblia, é divino e humano. Jesus é o filho de Deus e ao mesmo tempo é filho de José e Maria. A bíblia é a palavra de Deus, mas, também é a palavra escrita por homens usados por Deus e tratando das vidas humanas.

 

São perfeitos nos seus atos

 

Tanto a bíblia é perfeita na sua mensagem e no seu conteúdo, como Cristo também o é, perfeito na sua vida e na sua mensagem (1 Jo. 3.5)

 

 Os dois são vivos e fonte de luz

 

Jesus falou: Eu sou o caminho a verdade a vida... (João 14.6) A bíblia é a palavra viva de Deus (HB. 4.12)

 

Os dois são a verdade

 

Cristo disse que era o caminho e a verdade... (João 14.6) mas, também falou: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (João 17.17)

 

Os dois são judaicos, mas são para o mundo

 

 Tanto Cristo como a bíblia sagrada tiveram origem entre o povo judeu, Cristo nasceu entre os judeus, viveu entre eles, pregou nos limites geográficos de Israel e morreu entre os judeus até recebeu o titulo de “Rei dos judeus”, mas, é uma dádiva de Deus para toda humanidade. Assim como a bíblia é um livro escrito para o povo judeu, mesmo o novo testamento que foi escrito em hebraico e alguns texto em aramaico, ele é um livro judaico escrito para o mundo todo.

 

A bíblia e sua autoridade

 

A bíblia é autoridade, assim como o senhor Jesus. Nem a bíblia e nem Jesus, dependem da autoridade humana. Os anciãos de Israel sempre cobraram de Cristo com que autoridade ele falava e Cristo sempre recorreu à autoridade da palavra de Deus. Na bíblia tem mais de duas mil vezes expressões como: “Assim diz Senhor” (Gn 6.3) e “disse o Senhor a Abraão” (Gn. 12.1)

 

A bíblia e suas advertências

 

Na bíblia, há advertência para que não se tire e nem se acrescente nada ao que foi escrito. A primeira está em: (Dt. 4.2) no inicio da bíblia. “Nada acrescentareis á palavra que vos mando, nem diminuireis dela.” o segundo aviso está no meio da bíblia (PV. 30. 5-6) “Toda palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescenteis as suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” E por fim a ultima em (Ap. 22. 18-19) ”... Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhes acrescentará os flagelos escritos nesse livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.”
                                                                                                                               
                                                                                                                 Pr. Roilton Alves                     

Comentários

  1. Muito bom o texto, com certeza é bem esclarecedor em vários pontos, Deus abençoe sua vida pastor!

    Posso lhe dar uma dica? Pula sempre uma linha quando for começar outro paragrafo pro texto ficar mais livre,leve... parece inútil mas o texto fica bem melhor de se ler =)

    Na Paz.

    Felipe Henrique

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sou Seu Anjo-Leonardo Gonçalves e Tatiana Costa

GESTÃO DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE COM HABILIDADES EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Gestão de Qualidade e Produtividade com Habilitação em Docência no Ensino Superior 1ª) A escolha de um carreira é regida por dois lados de pesos iguais, o subjetivo e o objetivo. Assinale a alternativa que corresponde ao fator subjetivo. A subjetividade está intimamente relacionado ao estratégico, quando o onde se quer chegar deve estar muito bem claro e definido A subjetividade é regrada através das crenças e valores de cada indivíduo, e sempre irá variar de um para outro, podendo-se valorar pelo sentimento e sua opinião relacionada a cada assunto. A subjetividade não é regulada pelos valores socioculturais, experiência de vida, sentimentos e expectativas. A subjetividade não deve ser formada através das crenças e valores do indivíduo, com suas experiências e histórias de vida. Todas as alternativas acima. 2ª) Muitas empresas nacionais usam a análise SWOT para sua gestão e planejamento estratégico. Sendo assim, a sigla SWOT, respectivamente, significa: Vantagens, desva